Blog

Consórcio: o que é e como funciona
11 de abril de 2021O consórcio é uma modalidade de aquisição, baseada na união de pessoas que têm o objetivo comum de adquirir um bem ou serviço. Mensalmente, todos os integrantes contribuem com um valor determinado, formando uma poupança comum a todos.
Até o fim do período estipulado em contrato, todos têm acesso à sua carta de crédito e podem adquirir o bem desejado. Caso queira aumentar as chances de contemplação, existe a possibilidade de ofertar um lance, que nada mais é que um valor oferecido pelo participante como antecipação de parcelas do consórcio. É possível planejar diversos tipos de aquisição, pois existem consórcios para bens móveis — como carros, motos e caminhões —, imóveis — casas, apartamentos e prédios comerciais — e até serviços — viagens, tratamentos estéticos etc.
O consórcio é organizado por empresas, chamadas de administradoras e o funcionamento delas é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil. Como é isso que garante a segurança das suas transações, é muito importante checar a lista no site dessa instituição fiscalizadora antes de começar a investir.
Como funciona na prática?
Depois de decidir a melhor opção para você e assinar o contrato, você se torna um consorciado e passa a ser identificado pelo número da sua cota no grupo.
A partir disso você começa a pagar as parcelas do seu consórcio. O cálculo das parcelas é feito dividindo o valor da carta de crédito pela quantidade de meses de pagamento. Também entra nessa soma a taxa de administração cobrada pela empresa para organizar todos os detalhes do grupo, bem como o fundo de reserva e em alguns casos o seguro.
Como dissemos, a quantia que todos os consorciados pagam por mês forma uma reserva, a fim de que cada um dos integrantes do grupo seja contemplado e tenha acesso ao seu bem. Essas contemplações acontecem todos os meses nas assembleias do grupo e podem ser de dois tipos: sorteio ou lance. O sorteio serve para definir a ordem de recebimento do crédito, já que todos os consorciados serão contemplados até o fim do grupo. Já o lance é a oferta de um valor que serve para aumentar as chances de antecipar a contemplação do consorciado.
Ao ser contemplado, o consorciado tem acesso à sua carta de crédito que possibilita a aquisição do bem ou serviço. É importante ressaltar que o consorciado precisa atentar aos detalhes do processo que se inicia após a contemplação. Esse processo pode variar de acordo com cada administradora, por isso é importante ficar atento ao que consta no contrato de adesão. Com a contemplação no consórcio e todas as etapas subsequentes cumpridas, o consorciado pode, então, escolher o bem ou serviço desejado para comprá-lo.