Mitos e verdades sobre o consórcio – Sianseg

Blog

Mitos e verdades sobre o consórcio

Mitos e verdades sobre o consórcio

1 de abril de 2021

Muito se fala sobre consórcio e alguns mitos e lendas surgem no meio do caminho, afastando quem realmente pode se beneficiar ao investir em consórcios, simplesmente por falta da informação correta. Vamos desfazer alguns mitos sobre ele?

1) Para ser contemplado, o cliente conta apenas com a sorte – Verdade ou Mentira?

MENTIRA

Além do sorteio, o cliente pode ofertar lances com a possibilidade de antecipar a sua contemplação. As características do lance podem variar de acordo com o grupo e administradora ao qual participa.

 

2) Consórcio é um tipo de investimento – Verdade ou Mentira?

VERDADE

O consórcio pode ser visto como uma ótima opção para quem tem dificuldade em guardar dinheiro. Com a possibilidade de planejar o valor e as parcelas a serem pagas, o investimento em longo prazo é ideal para quem quer aumentar seu capital financeiro ou adquirir o bem desejado.

 

3) O Consórcio pode ser uma renda extra – Verdade ou Mentira?

VERDADE  ✅

O consórcio é uma forma segura de investimento. Ao contratá-lo, você tem a garantia de que irá receber o valor do seu bem. Ele também pode ser uma renda extra. Você pode adquirir o consórcio de um imóvel com finalidade para locação. Mais uma possibilidade é a renda de juros da carta contemplada. Ao ser sorteado, você pode optar por deixar o crédito rendendo juros durante o período que paga as mensalidades. O valor será corrigido conforme estabelecido em contrato.

 

4) Contratar um Consórcio é um processo burocrático – Verdade ou Mentira?

MENTIRA

Ao contrário do que se acredita, o consórcio é um sistema relativamente simples para conquistar o seu sonho. Tanto para a aquisição e acompanhamento de sorteios, quanto para a utilização da carta contemplada, ajustes ou desistência. As negociações são claras e diretas.

 

5) Há cobrança de juros no Consórcio imobiliário – Verdade ou Mentira?

MENTIRA

Não há cobrança de juros sobre as parcelas do consórcio. O consorciado paga uma taxa de administração correspondente ao serviço da empresa administradora. Ela é a responsável pela organização e manutenção do grupo de consorciados.

 

6) Se o consórcio for cancelado, o dinheiro é recuperado? – Verdade ou Mentira?

VERDADE  ✅

O cancelamento pode ocorrer através da solicitação do consorciado para a administradora nos planos não contemplados. A partir desse pedido, o participante do consórcio deixa de ter a obrigação do pagamento das parcelas, mas ainda participa das assembleias ordinárias.

O dinheiro é recuperado, com desconto de taxas, no momento que o consorciado é sorteado ou ao final do plano de consórcio.

 

7) É preciso dar uma entrada para adquirir conta de consórcio – Verdade ou Mentira?

MENTIRA

O consórcio possui inúmeras vantagens e uma delas é ser programável e econômica. Dessa forma, você não precisa oferecer um valor de entrada para adquirir uma cota, uma vez que o valor total é dividido pelo número de parcelas daquele grupo de consórcio.

 

8) O consorciado é amparado pela lei – Verdade ou Mentira?

VERDADE  ✅

O consórcio está entre os serviços financeiros mais tradicionais no Brasil. ⠀

Os participantes contam com a proteção da Lei 11.795/08 que dispõe sobre os conceitos fundamentais, a administradora de consórcios, o órgão regulador e fiscalizador, funcionamento do grupo e demais áreas que formam este tipo de investimento. Além dela, o consorciado também conta com a defesa do Código de Defesa do Consumidor.